5 dicas para montar um home office

Decorar home office

Trabalhar de casa é uma modalidade que exige disciplina para manter a produtividade em alta. Mas, você sabia que essa qualidade não depende exclusivamente dos seus esforços?

Isso porque o ambiente pode interferir – e muito – no foco dedicado às atividades profissionais, como a ergonomia nos móveis ou mesmo nos elementos decorativos que compõem o seu espaço de trabalho.

Por isso, no post de hoje nós preparamos 5 dicas para montar um home office que tenha equilibrado entre o quesito conforto, charme e o produtividade. Confira!

1. Menos ousadia e mais praticidade

Por estar em casa, é natural que a composição do ambiente reflita muito dos seus gostos pessoais. Acontece que o lado empreendedor deve falar mais alto na decoração do homeoffice.

Opte pela funcionalidade dos móveis. A cadeira, por exemplo, deve ser confortável, já que você vai passar grande parte do dia nela.

A ergonomia – estudo que objetiva o bem-estar do profissional – é outra característica que deve ser levada em conta em um homeoffice. E não apenas na escolha da cadeira.

Quando sentado, o monitor, por exemplo, deve permanecer na altura dos olhos, os pés devem estar em contato com o chão e os braços em uma posição confortável durante toda a jornada de trabalho.

2. Privilegie a luz natural

Janelas: e abertas, de preferência. Com isso, a iluminação natural ajuda a trazer claridade ao ambiente e economiza no consumo de energia elétrica.

Para quem prefere ser produtivo à noite, vale considerar o uso de lâmpadas frias, que estimulam a produtividade em comparação com as quentes.

3. Não se esqueça de organizar o ambiente

Você pode estar em casa, mas o ambiente de trabalho exige uma série de cuidados para manter o foco durante o expediente.

E a organização é um dos principais aspectos a serem levados em conta nesse sentido. Por isso, tenha gavetas, prateleiras ou estantes – lembrando que o excesso pode ser um convite à distração –, de maneira que você possa organizar os arquivos e materiais do dia a dia.

Além disso, tendo menos móveis, você também vai começar a acumular menos coisas e aprender a otimizar a sua rotina profissional no homeoffice.

4. Crie um cantinho do descanso

Quem trabalha em ambientes corporativos deve sentir falta de um cantinho para o repouso – algo que grande parte das empresas ainda não aderiu por completo. Afinal, muitas horas de trabalho ininterruptas não trazem benefícios algum ao profissional.

E como estando em casa, você possui majoritariamente áreas focadas em seu bem-estar, aproveite para potencializar essa vantagem em um cantinho do seu homeoffice. Acrescente uma poltrona, almofadas, uma luz fraca e tudo aquilo que possa remeter a alguns minutos de descanso para recarregar as energias.

5. Personalize o ambiente de acordo com a sua produtividade

No home office, você pode apostar na decoração que tem mais a ver com o seu gosto pessoal – lembrando, apenas, em focar nas ideias que remetam à produtividade. Vale, inclusive, ter um som ambiente, TV, quadros, papel de parede personalizado relacionado ao seu trabalho, e até mesmo o animal de estimação para fazer companhia no home office, desde que você consiga equilibrar a atenção sem perder o foco no trabalho.

No geral, montar um home office depende exclusivamente dessa dosagem entre produtividade e as preferências pessoais. Conhecer a si permite que você realize algumas extravagâncias – como a já mencionada TV – ou se policie mais em outros aspectos, para que a distração seja mínima.

E então, quais dicas e ideias você pretende trazer para a composição do seu homeoffice?

 

Recommended Posts