Como montar um mix de almofadas para sofá e cama?

mix de almofadas


Multifuncionais, elas já conquistaram os principais cômodos do seu lar e, com um mix de almofadas despojado e diferenciado, é possível acrescentar estilo ao aconchego e conforto que essas peças podem proporcionar aos ambientes.

Por isso, independentemente se o seu mix de almofadas for grande, quadrado, contrastante ou cheio de estampas criativas, o que importa nessa composição é unir a comodidade desse item decorativo com a sua personalidade para encher os ambientes de versatilidade.

No post de hoje, preparamos algumas dicas para você montar um mix de almofadas para sofá e cama. Acompanhe!

#1 Cuidado com o excesso

Embora o mix de almofadas possa agregar valor à decoração, nossa primeira dica diz respeito à harmonia que você deve buscar na composição.

Tente usar número ímpar de almofadas na sala, de maneira que a quantidade não ofusque o sofá. No quarto, escolha uma quantidade que proporcione o conforto, mas que não fique desproporcional com o tamanho da cama e demais travesseiros. Além de bonita, a decoração com almofadas no quarto deve ser fácil de ser montada e desmontada, para facilitar o dia a dia.

#2 Use estampas coloridas para destacar as tonalidades dos cômodos

Com um mix de almofadas criativo e colorido, você pode tanto complementar as cores da sua sala ou quarto quanto criar um contraste interessante de tonalidades.

O importante, aqui, é buscar esse efeito de maneira equilibrada. Como as estampas chamam atenção por si só, convém escolhê-las de acordo com os tons já adotados no próprio ambiente.

Vale ressaltar, inclusive, que as almofadas devem entrar na decoração depois dos principais móveis dos cômodos e cores predominantes escolhidos.

#3 Escolha formatos diferentes no mix de almofadas

Para a sala ou quarto, tanto vale criar composições uniformes, quanto fazer combinações mais despojadas, com almofadas de tamanhos diferentes.

Essa última opção trás mais personalidade ao ambiente, no entanto, não se limite apenas ao tamanho das almofadas, e procure complementar esse jogo criativo com estampas complementares ou mesmo texturas e cores.

Uma dica: para o quarto, pense nos tons de suas almofadas também de acordo com os seus jogos de cama, para que a combinação não fique desequilibrada.

#4 O descompasso também pode ser usado em seu favor

Para sofás grandes, de 3 a 4 lugares, aposte em variações decorativas, como 2 almofadas de um lado do sofá e apenas uma, do outro.

No quarto, uma almofada grande entre travesseiros pode ser uma alternativa sutil, mas eficiente para dar um novo efeito para a cama.

#5 Trabalhe o mix de almofadas de acordo com as estações

É comum que, com o calor, alguns tecidos e cores tragam uma sensação maior de frescor.

Por isso, durante a primavera e verão, pode ser uma boa ideia apostar em um mix de almofadas em tons claros e tecidos mais frescos, enquanto que as estações mais frias do ano combinam com tecidos com tramas mais fechadas, e cores mais escuras. As almofadas de pelos são um bom exemplo de como esse item de decoração pode complementar melhor o ambiente de acordo com a estação.

#6 Não se limite à cama e ao sofá

É claro que a cama e o sofá são os primeiros lugares que vêm à mente quando falamos em almofadas nos ambientes. Mas você já pensou em criar um mix de uma forma diferente?

Uma boa dica é usar almofadas maiores no chão, criando um canto intimista e confortável para a leitura, por exemplo, ou até mesmo no jardim. A dica, aqui, é deixar a imaginação fluir.

E, então, percebeu como esse elemento pode fazer toda a diferença em um ambiente?

 

Recommended Posts