Confira neste guia o que é o estilo de decoração Japandi

O estilo de decoração japandi combina influências escandinavas e japonesas, é uma tendência popular no momento. 

Assim, o ambiente incorpora elementos importantes de ambas as culturas, tais como harmonia japonesa, aconchego, luz e funcionalidade dos escandinavos

Quer entender melhor sobre o estilo de decoração japandi intrigante? 

Então, continue lendo.

O que é o estilo Japandi?

A incorporação de elementos da cultura de decoração escandinavo e japonês levou ao surgimento do estilo de decoração japandi. E, o Wabi Sabi e Hygge são dois conceitos que fazem parte do estilo de decoração japandi encontrados tanto no Japão quanto nos países nórdicos. 

Pode ser difícil também conectar as duas culturas à primeira vista, mas uma vez que o faça, você verá como elas estão intimamente ligadas entre si.

Como uma filosofia japonesa, Wabi Sabi concentra-se na beleza da idade e no desgaste que vem com o tempo. 

Por fim, a aceitação, transitoriedade e a beleza da imperfeição são todas valorizadas nesta filosofia. Um estilo de vida nórdico conhecido como Hygge enfatiza o aconchego e as pequenas coisas na vida, como o sentir-se em casa e o conteúdo do ambiente.

Como adotar a decoração Japandi?

1. Os materiais

Madeira, fibras naturais como bambu, vime e rotim, e terracota, cerâmica e até metal são amplamente utilizados no estilo japandi. 

Aliás, para criar uma sala de estar inspirada no Japão, móveis feitos de madeira mais escura (como carvalho ou nogueira) e decorados em estilo escandinavo ficarão ótimos juntos.

2. As cores do estilo Japandi

Quando se trata de cores de pintura, o estilo Japandi oferece uma gama muito maior de opções do que os tons claros comumente encontrados na decoração escandinava, tais como branco, bege, rosa pálido e cinza claro. 

A cor branca é agora utilizada no projeto com tons mais neutros e suaves, ocasionalmente misturados com cores mais escuras como ocre, azul, verde e cinza acastanhado, que são mais claros no tom.

3. Invista em texturas aconchegantes

Incluir itens e acessórios com texturas mais suaves na decoração simples da propriedade para aumentar o conforto e o aconchego. 

Por fim, pano, linho, algodão e outros tipos de estofados são todos populares no design japonês.

4. Busque implementar o minimalismo

A simplicidade é a chave quando se trata de decorações japonesas. Livre-se dos itens desnecessários e substitua-os por móveis que sejam ao mesmo tempo funcionais e estéticamente agradáveis. 

Além disso, para criar um ambiente tranquilo, cada sala deve ser cuidadosamente selecionada e posicionada. 

Não é necessário ter uma coleção de pinturas e itens decorativos. Uma lâmpada de design deslumbrante, um vaso grande e alguns livros completam o visual.

5. O estilo Japandi nas artes

Para encontrar beleza no incompleto e imperfeito, o estilo de decoração japandi é inspirado pela expressão japonesa Wabi-Sabi, que significa “imperfeição perfeita”. O plano era colocar uma aposta em uma decoração de interiores mais genuína. 

Para concluir objetos feitos à mão, móveis antigos e materiais que duram muito tempo e hygge e a estética japonesa se combinam para criar estilo de decoração Japandi, um modo de vida que luta pela autenticidade, mantendo ao mesmo tempo um senso de minimalismo.

6. Valorize a entrada de luz natural no ambiente

A iluminação natural é importante em qualquer ambiente, mas é especialmente importante em um ambiente de estilo de decoração japandi. 

Portanto, deve-se melhorar as janelas em cada sala, por exemplo, trocando cortinas de tecido pesado por cortinas mais leves.

7. Crie um espaço verde em sua casa

As plantas são uma grande parte do design de interiores tanto escandinavos quanto japoneses. 

Como resultado, a incorporação de elementos da natureza na decoração da casa é altamente recomendada. 

No entanto, se você estiver indo para um visual japonês, você deve usar apenas folhagem como um sotaque e não flores. 

Por fim, as plantas de folhas verdes incluem espada de São Jorge, peperomia, ficus lyrata, hera e zamioculca.

8. Não se esqueça da importância da usabilidade

Como já discutimos nas seções anteriores, o estilo de decoração Japandi coloca ênfase na usabilidade ao projetar ambientes. 

Por isso, ao selecionar um item decorativo, considere também como ele contribuirá para a funcionalidade geral da sala.

Assim, prateleiras feitas de madeira, por exemplo, podem ser usadas para ajudar a verticalizar o espaço e armazenar itens que são essenciais para sua rotina diária. Este item, por exemplo, pode ser usado para criar um “canto de café” na cozinha, fundindo os dois mundos.

E, o uso de elementos de design de inspiração japonesa na decoração da casa está se tornando cada vez mais popular. Como resultado, se você está procurando uma casa com elementos modernos, bonitos, leves e aconchegantes, é uma ótima escolha.

Por fim, o que você achou deste artigo sobre o estilo de decoração japandi? Comente abaixo e compartilhe conosco sua opinião!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*