DIY: ideias criativas para decorar a sala

Idéias para decorar a sala

Cada vez mais em alta, o estilo de decoração DIY (do inglês Do It Yourself – Faça Você Mesmo) tem oferecido mais personalidade à composição de ambientes, principalmente por ser o resultado de produtos criados de forma artesanal.

E, quando falamos em decorar a sala, esse tipo de composição tem tudo para aliar charme, conforto e estilo ao ambiente mais social do seu lar. Por isso, preparamos algumas dicas criativas para decorar a sala a partir de alguns projetos DIY. Confira!

1. Invista em papel de parede

Essa é uma solução simples e prática, e com potencial para dar um novo visual em qualquer ambiente! Na sala, então, o papel de parece pode traduzir bem o aconchego que você procura para o cômodo.

O melhor de tudo ao usar papel de parede na composição DIY, é que eles são aplicados e removidos com facilidade, o que não exige muita habilidade manual para a instalação.

2. Use paletts para decorar a sala

Mais uma dica que está em alta e não demanda muito esforço – mas pede bastante de sua criatividade! Afinal, as possibilidades com pallets são tão variadas quanto proveitosas!

Você pode criar um sofá com eles, por exemplo, enchendo-os depois com almofadas grandes e confortáveis. Mas os pallets também têm sido bastante utilizados para compor graciosas mesas de centro.

Vale, inclusive, utilizar esse produto tão barato e fácil de encontrar em supermercados como prateleiras ou estantes – da mesma maneira que você pode optar por caixotes de feira, nesse sentido.

A dica fica para a personalização desses produtos. Seja aplicando pátina ou o tom de sua preferência, lembre-se, apenas de lixar e envernizar a peça antes de utilizá-la para conferir mais resistência, proteção e durabilidade aos pallets.

3. Faça paredes de jornal, livros ou quadrinhos

Para a sala de estar, vale apostar nessa charmosa decoração que deve continuar como tendência por um bom tempo: para isso, basta pegar recortes de jornal e páginas de livros e aplicá-los em uma parte, ou mesmo cobrir toda a parede.

O resultado traz, acima de tudo, personalidade para o ambiente, já que ele reúne aquilo que você gosta na hora de decorar a sala. E, o melhor: tudo feito com as suas mãos!

4. Pinte seus móveis antigos

Quer pegar um pouco mais pesado no conceito DIY para decorar a sala? Que tal começar procurando na casa dos familiares e amigos, ou mesmo em antiquários, móveis usados que mereçam uma segunda chance?

Em seguida, uma boa reformada neles pode ser o diferencial que faltava para que o mobiliário antigo fique com a cara do seu estilo decorativo! Pode ser uma lixada seguida pelo efeito pátina – tão comum na decoração provençal – ou mesmo apostar em tons fortes e simular um ou outro aspecto da decoração retrô.

Inspire-se nos seus estilos de decoração favoritos e se aprofunde nessa maneira de decorar a sala, que depende exclusivamente da sua criatividade para tomar forma.

5. Reaproveite e personalize garrafas de vidro

Por fim, mais uma dica simples e que pode ser enriquecida com as suas boas ideias: as garrafas de vidro reutilizadas!

Elas podem se tornar os próprios itens decorativos, quando você as pinta por completo, ou ganhar novas utilidades – como servir de vaso para flores, decoradas com algum tipo de tecido, como a juta.

Outra dica é personalizá-las da maneira que preferir e usá-las como porta-velas – que têm tudo a ver com qualquer estilo de decoração da sua sala.

E para você? Quais das dicas DIY para decorar a sala, que colocamos aqui, combina perfeitamente com o seu lar?

Recommended Posts