Como manter a casa organizada e se livrar de vez da bagunça

Casa Organizada

Saber como manter a casa organizada pode parecer um desafio para algumas pessoas, principalmente quando se considera a rotina do nosso dia a dia. É preciso se dedicar, mas também optar por algumas práticas que melhoram tempo e trabalho.

Porém, com planejamento e leveza, essa missão se torna mais fácil. Inclusive, quando você está com muitos pertences acumulados em sua casa, guardar móveis em um local apropriado seria uma opção interessante.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você saiba como manter a casa organizada e se livrar desse estresse. Continue lendo e confira!

Crie uma rotina de como manter a casa organizada

A criação de uma rotina pode fazer toda diferença na hora de saber como manter a casa organizada. Ela é o primeiro passo para que tudo fique em ordem no seu cantinho.

E isso é bem simples: inclua arrumar a cama, tirar os lixos da cozinha e do banheiro, dobrar roupas e lavar louças em seu plano de limpeza.

Para quem não tem muito tempo disponível, acordar 15 minutos antes do horário normal e incluir esses hábitos pode fazer muita diferença. Isso vai garantir uma maior organização.

Em um primeiro momento, pode até parecer ser algo cansativo, porém, com o tempo, você vai fazer esses processos praticamente de forma automática

Não faça depois o que pode ser feito agora!

Um dos princípios de uma boa organização é não deixar as coisas se acumularem. Por conta disso, adote o mantra do “não deixe para depois” em sua rotina diária.

Sendo assim, quando tirar algo do seu devido lugar e não for mais usar, coloque-o de volta; se sujou algo, lave e não deixe as vasilhas se acumularem.

Dessa forma, a quantidade de bagunça vai ficar muito menor e você não sofrerá quando pensar em tudo que precisa ser organizado. Com o tempo, o trabalho vai parecer bem menor e você nem vai perceber.

Crie um checklist de faxina

Outro modo de saber como manter a casa organizada é criar um checklist de limpeza. Vale muito a pena fazer isso, pois você terá maior controle sobre tudo que precisa fazer durante sua semana.

Logo, com a lista você vai se programar para lavar o banheiro, passar pano na casa, colocar a roupa para lavar, entre outras tarefas diárias.

Crie esse checklist com todas as atividades necessárias naquela semana, depois, organize os dias que cada coisa precisa ser feita. Você pode colocar essa lista, por exemplo, na geladeira para ficar mais fácil de ser vista. Lembrando que é importante anotar tudo que for feito.

Com a realização dessas tarefas semanais para deixar sua casa mais organizada, será perceptível como tudo ficará mais fácil de ser feito. 

Aposte na praticidade de decoração

Uma casa com uma decoração prática e sem muitos enfeites, além de ficar mais charmosa, será muito mais simples de ser organizada. Isso porque acaba exigindo menos tempo e energia para a sua manutenção.

Por isso, prefira opções mais versáteis e modernas, como móveis que podem ser facilmente reposicionados. Os pertences multifuncionais são uma boa pedida.

Utilize o conceito do que o menos é mais e não sofra com a bagunça. Por exemplo, que tal incluir uma mesinha multifuncional na sua casa? Ela tem tudo a ver com esse conceito e vai auxiliar bastante na organização do ambiente.

Evite o acúmulo de objetos

Essa dica é interessante e vale principalmente para quem busca saber como manter a casa organizada. O acúmulo de objetos atrapalha muito a organização, principalmente em ambientes menores.

Muitas pessoas têm dificuldades de encontrar o que necessita no dia a dia e pode acabar deixando tudo desarrumado na hora de procurar.

Sendo assim, sempre que adquirir um novo pertence, tire o velho para doar ou vender. Isso vai ajudar muito no processo de como manter a casa organizada.

Lembrando que muitas pessoas sem espaço não podem doar determinados bens. Nesse caso, alugar um espaço próprio para armazenar seus pertences seria a opção ideal.

Mantenha cada objeto no devido lugar

Espalhar seus móveis e objetos pode ser um problema no processo de como manter a casa organizada. Por isso, prefira criar uma lógica inteligente de arrumação.

Por exemplo: se os seus produtos de beleza se encontram no quarto, não os espalhe pelo banheiro. Se suas roupas ficam no guarda-roupa, não deixe elas em outro armário ou na cama.

Tudo isso vai ajudar muito na organização do seu lar. Você vai precisar de um espaço de referência para cada tipo de objeto para conseguir manter essa rotina com mais facilidade.

Manter o lar com organização em dia exige disciplina, além de uma certa atenção. Mas tenha em mente que isso não vai fazer você perder tempo, e sim ajudar!

Então, organize suas prioridades e viva muito melhor em seu cantinho, afinal, o que importa é se sentir em harmonia com o seu ambiente domiciliar.

Utilize organizadores para casa

Por fim, os organizadores para casa podem ajudar bastante a manter cada coisa em seu devido lugar. Você consegue utilizar essas peças em armários de cozinha, guarda-roupa, cômodas, entre outros.

Ou seja, se estiver em busca de como manter a casa organizada, esses utensílios são a opção certa para utilizar em todos os armários do seu lar. Eles vão, dessa forma, manter tudo no lugar certo, sem dificultar que algo seja encontrado.

Conclusão

Como você percebeu ao longo do texto, há várias maneiras de como manter a casa organizada e se livrar do estresse do dia a dia, não é mesmo? Agora é só colocar essas ações em prática e se livrar da bagunça!

E não se esqueça de que a falta de espaço é comum no cotidiano das pessoas, principalmente em casa e apartamentos pequenos. Por isso, alugar um espaço seguro e confiável para guardar seus móveis pode ser uma boa opção.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*