Como fazer uma composição de quadros

Independentemente do estilo de decoração da sua casa ou empresa, os quadros têm a capacidade de transformar qualquer ambiente. É claro que a escolha desses elementos segue o gosto pessoal de cada um, mas, mesmo assim, existem alguns segredinhos que podem ajudar você a criar uma composição de quadros harmônica e que tenha tudo a ver com a sua personalidade.

Quer saber quais são eles? Acompanhe.

Experimente variar as figuras

Embora os quadros de tela estejam em alta, isso não significa que você deva se limitar somente a eles pendurados em suas paredes.

Isso porque é possível expandir os horizontes do bom gosto decorativo com fotos e pôsteres para fazer uma composição de quadros, que traz ainda mais versatilidade e personalidade à decoração.

Vale, entretanto, um alerta: o conjunto precisa ter uma harmonia, que pode ser tanto consequência do alinhamento dos quadros e figuras ou mesmo nas molduras selecionadas.

Varie, portanto, mas sem perder o foco no equilíbrio que qualquer composição de quadros pede. Entre as principais, podemos citar:

Acrescente elementos em comum na composição de quadros

Que tal pensar em um elemento estratégico em sua composição de quadros? Isso pode surgir na forma de:

  • Cores em comum;
  • Estilos decorativos similares ou temáticas em comum (como ícones do rock, por exemplo);
  • Quadros com o mesmo tamanho (vertical ou horizontal).

Tente não fazer com que essa combinação torne a composição de quadros rígida demais. Para estilos modernos de decoração, o toque casual é mais que bem-vindo, o que permite que o desequilíbrio seja proporcional, de encontro com a sua personalidade.

Aposte no alinhamento dos quadros

A parede branca pode ser o pontapé inicial para criar uma obra-prima, sabia? E o alinhamento dos quadros contribui para que você crie um interessante diálogo com seus elementos decorativos.

E não faltam possibilidades para fazer o alinhamento da composição de quadros:

  • Alinhados em relação à parte de cima da moldura (todos na mesma linha);
  • Alinhados pela parte de baixo da moldura;
  • Alinhados com algum móvel (como o sofá da sala ou mesmo a cama).

Para ter um efeito harmônico, os quadros alinhados precisam estar a uma altura mínima e padrão de 1,60 m (a contar a partir da moldura inferior e o chão do cômodo). O batente da porta também deve ser o limite, pois isso permite que a composição de quadros dialogue com outros elementos do ambiente.

Torne a composição proporcional com seus móveis

Quer usar uma poltrona, um aparador, o sofá ou mesmo sua cama como centralizador da sua composição de quadros? Pois então, adote uma distância média de 25 a 30 cm entre seus quadros criativos e os móveis.

Pense, além disso, na proporcionalidade entre ambos os elementos. Camas e sofás com 3 lugares, por exemplo, pedem quadros maiores para garantir uma proporção equilibrada.

O mesmo vale para os espaços pequenos. Aquelas paredes com metragem reduzida ficam mais atraentes com quadros verticais ou mesmo menores. Tome cuidado, apenas, com o excesso de informação – um dos grandes vilões ao montar uma composição de quadros.

Crie composições com molduras atraentes

Embora os elementos de um quadro tenham muito charme, ele pode ser perdido com a escolha errada da moldura.

Por isso, opte por molduras que ajudem a compor os seus quadros. Teste todas as possibilidades antes de se decidir, e tente fazer com que a moldura complemente a imagem e vice-versa.

E então, o que achou de nossas dicas para criar uma composição de quadros criativa e personalizada?

Caso queira uma inspiração inicial para começar uma composição de quadros, que tal acessar o nosso site e encontrar as melhores opções para a decoração da sua casa?

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*