Como decorar quartos de bebês?

Quando chegam os herdeiros da família, os pais de primeira viagem – e até mesmo os veteranos – se veem com uma série de perguntas que surgem aleatoriamente. Entre elas, aquela que diz respeito ao lugar que vai ser o mais aconchegante da casa:  como decorar quartos de bebês?

Afinal de contas, se a decoração costuma dizer tanto sobre alguém, e o bebê ainda nem nasceu, essa é uma verdadeira questão a ser refletida cuidadosamente.

E, para ajudar a tornar as escolhas mais práticas, reunimos algumas dicas para decorar quartos de bebês! Confira!

Comece pela escolha e disposição dos móveis

Quartos de bebê prezam, primeiramente, pelo conforto e bem-estar da criança, já que ela ainda não tem um gosto pessoal particularmente desenvolvido.

Por isso, siga essa linha e use a estética como elemento complementar da composição. Uma boa forma de começar a pensar nesse espaço é escolhendo os móveis.

Para o quarto infantil, isso se reflete basicamente na escolha do berço, do trocador e do armário ou cômoda, além da poltrona de descanso auxiliar para o período de amamentação.

Nessa etapa, inclusive, é recomendável a mobília seja fácil de ser remanejada, uma vez que os bebês crescem rápido e logo vão precisar de móveis maiores ou complementares.

Nesse sentido, vale se atentar aos móveis planejados, priorizando espaço no cômodo para que o bebê possa ser amamentado, trocado e tenha área livre para arriscar os primeiros passinhos.

Dê atenção especial à escolha do berço

Mais que uma cama confortável para o bebê, o berço é, também, uma área de segurança. Por isso, vale se atentar a alguns fatores importantes antes de escolher o modelo favorito:

  • Procure por berços de grades espaçadas – com média de 5 cm de distância entre elas –, pois isso ajuda a evitar acidentes;
  • Dê preferência aos modelos com travas de segurança (nas grades e rodinhas, caso possua);
  • Atenção à escolha do colchão. Ele deve garantir firmeza para o bebê e proteção contra líquidos, fungo, mofo e ácaros;
  • Posicione o berço longe da janela, evitando, assim, correntes de ar.

Com a composição do quarto de bebê idealizada e planejada, agora é hora de pensar na decoração complementar do quarto.

Crie uma decoração camaleão

Como vimos, os quartos de bebê passam por mudanças tanto quanto as próprias crianças, uma vez que elas, com o tempo, começam a se interessar por outras coisas e a demandar outra personalização do ambiente.

No entanto, em alguns pontos-chave, é possível criar uma decoração atemporal e permanente, facilitando as futuras composições, como no caso da cor dos móveis. Privilegie tons neutros, pois assim você pode deixar a imaginação fluir livremente em peças que podem ser repostas com facilidade.

Dessa maneira, elementos decorativos, como as sempre bem-vindas almofadas, inspiram a versatilidade na decoração do quarto de bebê. Até mesmo o enxoval pode proporcionar um efeito criativo e de contraste entre cores e estampas.

Facilite a decoração das paredes

Ao invés de escolher tintas, interditar o quarto e experimentar tons e mais tons até encontrar a composição ideal, há como decorar quartos de bebês com muita praticidade e estilo: basta investir em papel de parede.

Afinal de contas, eles possuem inúmeras opções de estampa, que podem acompanhar o crescimento do bebê, são fáceis de aplicar e remover e altamente econômicos. Com os adesivos de parede, o cômodo inteiro pode ser remodelado de forma prática e rápida.

Misture elementos com o jogo de cama

Por fim, decorar quartos de bebês também significa combinar elementos que farão parte de uma pequena etapa da vida deles, como o enxoval.

Os pais devem se atentar ao modelo que melhor condiz com o estilo decorativo do quarto. Por isso é que é importante manter tons neutros nas peças mais permanentes do quarto: dessa forma, a escolha pelo enxoval pode ser mais livre.

Quer saber um pouco mais sobre como decorar quartos de bebês com criatividade, bom gosto e economia? Então, acesse o nosso site e veja como é fácil compor os cômodos do lar com detalhes que fazem toda a diferença.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*