5 estilos de decoração que transformam qualquer ambiente

Brincar com estilos de decoração é um exercício de criatividade, disposição, tentativas e muito, mas muito, planejamento.

Que não seja excluída a sua principal característica: a diversão em criar algo que tenha tudo a ver com você. Porque é isso que os seus estilos de decoração favoritos devem traduzir, a sua personalidade.

E se você ainda não sabe por onde começar, por quais estilos de decoração escolher e, até mesmo, qual é o melhor tipo de almofada para receber as visitas e esticar a preguiça, na sua sala de estar, nós facilitamos o processo e reunimos, neste post, 5 estilos de decoração que transformam qualquer ambiente. Confira!

1. Estilo de decoração contemporâneo

Comecemos pelo momento em que nos encontramos: o presente. E, nele, todas as principais características do estilo contemporâneo.

A simplicidade é o toque em destaque desse estilo decorativo, em que o menos é, literalmente, mais.

Para isso, usa-se muito o vidro, metais e até mesmo pedra em composições homogêneas ou no bom e velho estilo brasileiro: uma mistura irreverente.

As estampas podem ser de menos, no estilo contemporâneo, mas isso não significa que não possa existir cor. Na sala, por exemplo, misture os padronizados branco e preto com cores vívidas nas almofadas – lembrando que esse estilo remete bastante à sua personalidade.

Para a mobília, as formas geométricas têm forte apelo nos adeptos desses estilos de decoração mais modernos.

2. Estilo retrô para revolucionar e reviver

Diferentemente do estilo vintage, em que se preza mais pela decoração de época, o estilo retrô pega um pouco do passado e traz diretamente para este instante: uma mescla de design e funcionalidade, o manual e o tecnológico.

Isso faz com que o retrô se torne um dos estilos de decoração mais versáteis e divertidos para compor ambientes, uma vez que as cores fortes são marcantes nesse conceito.

Aposte na liberdade criativa e misture quadros da pop art, por exemplo – que concentra muito do seu DNA no estilo retrô.

A mobília é extravagante e colorida, mas com um diferencial: elas devem contar histórias. Não à toa, móveis reformados fazem parte das principais composições retrô.

3. Estilo clássico

Madeiras resistentes e vistosas, ornamentos decorativos em excesso e uma extravagância que vai do tapete ao aparador no canto da sala: o estilo clássico exala elegância.

Trata-se de um dos estilos de decoração mais extravagantes, ainda que se possa criar um ambiente clássico sem gastar muito.

Basta, por exemplo, explorar os móveis amplos em tons escuros e intensos. Ou, ainda, apostar em papéis de parede que dão uma cara nova a qualquer ambiente, sem falar que eles são práticos e, assim que cansarem os olhos, podem ser substituídos para trazer nova personalidade ao cômodo.

4. Estilo de decoração rústico

Difícil falar em estilos de decoração e não mencionar a composição rústica – da mesma forma que é impossível dissociá-la da madeira, por exemplo.

Afinal de contas, este é um dos grandes apelos do estilo rústico, que também pode usar tijolos expostos para complementar elementos caseiros e campestres.

Inclusive, há como fazer uma delicada mistura entre o rústico e o provençal – aquele que confere um estilo arrojado e propositalmente desgastado em suas peças –, criando um equilíbrio romântico e funcional.

Para completar, os adesivos de azulejo conquistam por adornar com perfeito equilíbrio a maioria dos estilos de decoração.

5. Estilo minimalista

Por fim, como ignorar o minimalismo na decoração, que prega – exaustivamente – a afinada escolha em cada elemento de cada ambiente? O estilo minimalista tem forte apelo a cores neutras, com um contraste equilibrado que pode vir em metais variados, como o alumínio e o aço inoxidável, ou mesmo o vidro.

Afinal de contas, o minimalismo também engloba as peças clean e majoritariamente funcionais, tornando o uso do espaço o verdadeiro protagonista do estilo: simplicidade, mas nunca sem abrir mão da elegância.

E então, o que achou desses estilos de decoração? Agora, queremos ouvir um pouquinho de você: com qual estilo decorativo você mais se identificou? Compartilhe sua opinião pelos comentários e até a próxima.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*