5 dicas para combinar cores na sua sala

Não importa se você é fã incondicional da decoração monocromática ou gosta de ousar na aquarela de cores nos ambientes da sua casa: quando falamos em combinar cores na sala, estamos falando, também, em compor a decoração de forma que ela retrate a sua personalidade.

Afinal de contas, esse é um ambiente mais social da sua casa, em que a maioria das visitas irá interagir com você, seja em festas, reuniões ou mesmo para um tira-gosto.

Por isso, preparamos algumas dicas para lhe ajudar a combinar cores na sala. Da mistura de estampas ao uso de almofadas coloridas para dar vida ao ambiente, confira como fazer da paleta de cores a aliada perfeita da sua decoração!

1. Aposte em cores contrastantes

Existe uma regra clássica de decoração: as cores vibrantes devem vir acompanhadas de tons neutros, para equilibrar o ambiente. Mas, se tem algo que estilos mais modernos – como o pop art, por exemplo – nos ensinou, é que, para combinar cores na sala, tudo é possível, desde que feito estrategicamente.

Por isso, se você quiser uma parede amarela para dialogar com seu sofá azul, experimente! Só mantenha em mente que as cores contrastantes devem ser pensadas com mais cuidado, pois o risco de tornar o ambiente cansativo é maior.

2. Complemente cores com almofadas no sofá

Dica simples para combinar cores na sala, mas altamente funcional. As almofadas são conhecidas por trazer informalidade à composição, e misturar cores e texturas, o que faz delas verdadeiros curingas.

Vale, inclusive, apostar em um mix criativo de estampas – sejam elas coloridas ou não. Mas pense que, para montar qualquer composição, a ideia é combina cores na sua sala. Então, nada de fazer com que elas briguem entre si, ok? É importante fazer com que uma complemente a outra.

3. Dê mais versatilidade às cores com papéis de parede

Indiscutivelmente, o papel de parede é uma das maneiras mais práticas para dar novos significados à decoração do lar.

E, ao combinar cores na sua sala, você pode utilizá-los para ter um efeito clássico ou mesmo mais arrojado, apostando em estampas florais com listrado, por exemplo, ou mesmo nas listras acompanhadas da boa e velha estampa xadrez.

As cores escolhidas para cada estampa, entretanto, devem seguir a mesma indicação que demos anteriormente: faça com que elas sejam complementares. O equilíbrio é o grande trunfo para uma composição que tenha a sua personalidade mantendo a harmonia.

4. Trabalhe as cores do tapete e das cortinas

Se você quer dar uma cara nova e combinar cores na sala, mas com pequenas mudanças, saiba que, apenas mudando o tapete e as cortinas já é possível transformar esse ambiente.

Nossa dica é que você pode deixe o tapete por último, assim fica mais fácil identificar qual cor cairia melhor na composição. Caso tenha medo em errar a mão na composição, não insista em estampas. Um tapete liso, por exemplo, pode ser o caminho mais simplificado – mas sem perder a elegância – para combinar cores na sua sala.

Para a cortina, aposte na neutralidade para gerar o equilíbrio com os outros elementos da sua decoração. Agora, caso prefira ousar, lembre-se, sempre, do equilíbrio.

5. Use quadros para combinar cores na sala

Por fim, não poderíamos deixar de falar dos quadros, que são excelentes elementos decorativos, ainda mais quando a ideia é combinar cores na sala.

O ideal é começar a decoração do ambiente por esses elementos, de forma que o restante da decoração acompanhe o estilo e as cores que foram usadas neles.

Agora, é com você. Libere a criatividade, acesse o nosso site e confira a ampla variedade de produtos para combinar cores na sua sala de maneira prática, elegante e moderna. 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*