5 ideias de decoração de quarto infantil

decoração infantil

A infância é a gostosa etapa da vida em que os estímulos ajudam a desenvolver as principais habilidades e competências que as acompanharão nas fases seguintes.

É por isso que, ao pensar em ideias de decoração de quarto infantil, a funcionalidade do cômodo deve vir equilibrada com estímulos múltiplos para a sua criatividade e conhecimento.

Inclusive, existem inspirações que podem ajudar na composição do cômodo da criançada, fazendo do ambiente o local preferido delas. E, para ajudar com a sua decoração de quarto infantil, reunimos 5 dicas pontuais para ter sucesso nas escolhas de cada item. Acompanhe!

1. Detalhe as prioridades na decoração de quarto infantil

Pense, em primeiro lugar, que, a cada ano, as crianças encontram novas inspirações, heróis e gostos.

Afinal, é uma etapa rica em descobertas e, por isso, de nada adianta moldar o quarto de uma maneira definitiva se, no ano seguinte, os seus filhos não vão mais se sentir estimulados com a decoração.

Ou seja: não destrua pisos e planeje móveis caros se eles não terão o mesmo impacto e utilidade em pouco tempo. O ideal é encontrar as prioridades na sua decoração de quarto infantil e pensar de maneira flexível.

Isso vale também para pinturas e texturas nas paredes, além de terem um custo alto de mão de obra a pintura pode se tornar sem graça. Uma alternativa é usar papel de parede, pois possibilita que seja trocado sem grandes obras e estará acompanhando o interesse da criança.

2. Priorize a funcionalidade dos móveis

Da engatinhada pelo quarto até os primeiros passos, não parece existir um intervalo de tempo muito grande. Por isso, é importante pensar nos móveis que poderão acompanhar a decoração por bastante tempo.

Nesse sentido, a cômoda que vinha servindo de trocador, até então, pode ganhar novas utilidades — como o cantinho dos brinquedos —, da mesma maneira que o guarda-roupa já deve possuir dimensões consideráveis para acomodar mais peças de roupas.

Nesse aspecto, é válido, ainda, pensar de maneira genérica, afinal, encontrar novas utilidades para os móveis vai ajudar a valorizar o investimento que você fez neles.

3. Comece a ousar nas cores e revestimentos

Quando o quarto infantil é, ainda, um ambiente para um bebê, as cores podem ser as mais suaves possíveis, mas, à medida que os seus filhos fazem aniversário, eles passam a se interessar por estampas, figuras e outros símbolos atrativos.

Aí, convém apostar em ideias flexíveis para a decoração de quarto infantil, como é o caso do papel de parede estampado — de fácil aplicação, baixo investimento e múltiplas maneiras de personalizar o ambiente — ou mesmo de quadros e pôsteres coloridos e divertidos.

Aqui, começa a surgir a oportunidade de explorar a personalidade dos pequeninos e a exteriorizá-la na composição do quarto.

4. Valorize o espaço para brincadeiras

Para estimular a criatividade e conhecimento dos pequenos, o quarto infantil deve ser muito bem equilibrado entre o conforto e o divertimento.

E isso pode começar com o uso de tintas especiais que dão às paredes o aspecto de lousa, por exemplo, que permite às crianças extravasarem os dotes artísticos, mas nas paredes certas.

Além disso, um canto para brincadeiras ajuda a dar a elas o senso de que as coisas têm o seu devido lugar. Quer dizer: facilita a percepção de que existe um espaço específico para brincar, outro para dormir e, ainda, aquele para se concentrar e estudar — quando chegar a hora.

5. Estimule a criatividade dos seus filhos

Por fim, que tal dar um pouco de autonomia à criançada? Para isso, estimule-as para que elas identifiquem cores, elementos e figuras que elas gostam para trabalhar na sua decoração de quarto infantil.

Utilize brinquedos e itens para compor a decoração que sejam interativos, como papel de parede para colorir, papel de parede que auxilia a alfabetização com jogos de caça palavras, que contam histórias e até mesmo brinquedos manuais de papelão.

Vale pensar, novamente, que a relevância de elementos decorativos práticos é altíssima nesse quesito.

Por isso, convidamos você a conhecer as opções personalizadas da Criativando para garantir todas as qualidades que você está em busca para enriquecer a sua decoração de quarto infantil! Até a próxima! 

 

Recommended Posts