Como ter uma galeria de quadros em casa?

como fazer galeria de quadros

Ainda que as obras de arte emolduradas tenham perdido espaço em alguns estilos modernos, como o minimalista, outros décors contemporâneos seguem transformando paredes e corredores em uma verdadeira galeria de quadros em casa.

O desafio, entretanto, nem está em encontrar as imagens que melhor traduzam a sua personalidade para garantir um lugarzinho nos ambientes de sua casa, mas, sim, em fazer com que essa combinação de imagens realmente tenha uma harmonia.

E, para ajudar a criar uma verdadeira galeria de quadros em casa, reunimos algumas duas para você se inspirar. Confira!

Comece com a escolha de imagens

Você é do estilo despojado ou clássico? Prefere as cores vibrantes aos tons monocromáticos? Isso tudo deve fazer parte do seu planejamento inicial para criar uma galeria de quadros em casa. Afinal, em exposição devem constar apenas os elementos que agreguem estilo à sua personalidade.

Outra boa dica é usar essas imagens para criar uma interação entre elas. Por exemplo: você pode apostar no mesmo estilo de quadros para que eles correspondam a um tema específico.

E não faltam opções, já que você pode criar uma galeria de quadros em casa com:

  • Ilustrações;
  • Frases;
  • Pôsteres;
  • Imagens.

Compare o tamanho dos quadros com a metragem dos cômodos

Com as imagens selecionadas, é importante encontrar o melhor lugar para montar a sua galeria de quadros em casa.

O divertido nesse tipo de composição é que os quadros não precisam ser, necessariamente, do mesmo tamanho. Cada um pode ter medidas diferentes e, assim, você cria um ambiente mais despretensioso, mas bastante criativo.

A única questão, aqui, diz respeito às medidas das paredes que eles vão ficar — lembrando que deve existir, sim, um layout organizado nesse sentido. Por exemplo: quadros muito pequenos ficam pouco harmônicos em paredes grandes. Mas, caso você esteja com pouco interesse em criar galerias convencionais, os quadros suspensos estão em alta e podem fazer toda a diferença em ambientes mais espaçosos do lar, como a sala de estar.

Dicas para não errar ao criar sua galeria de quadros em casa

Os dois pontos anteriores são os principais a serem levados em consideração ao criar uma galeria de quadros em casa, mas não são os únicos. Confira outras dicas para conseguir o efeito desejado nas suas paredes.

  • Simule, antes de criar as composições, com o auxílio de papéis sulfite no tamanho dos quadros. Assim, você tem uma boa perspectiva de como ficará o resultado final;
  • Utilize um lápis para contornar as molduras, de modo que você não erre a composição na hora de colocá-la nas paredes;
  • Caso opte pelas obras de arte suspensas, avalie o espaço ao redor para não tornar o ambiente intransitável depois.

Agora, a responsabilidade está toda com você! É hora de avaliar as melhores imagens que possam fazer parte da sua galeria de quadros em casa e dar um efeito cheio de personalidade para os seus ambientes.

E, já sabe: para encontrar a inspiração desejada para o seu projeto criativo, confira a nosso blog.

Recommended Posts