5 estilos de decoração que estão em alta

Estilos de decoração

Vira e mexe, estilos de decoração que estão em alta, que estavam ofuscados por outras tendências retomam com tudo na preferência popular, e costuma vir acompanhado de novas possibilidades de ambientação para encher o seu lar de estilo, já reparou?

E, para você que anda se inspirando para promover uma verdadeira renovação na decoração da sua casa, nós listamos alguns dos principais estilos de decoração que estão em alta, e têm tudo para figurar em seus ambientes, trazendo beleza e personalidade. Confira.

1. Estilo marroquino

Um pouco de oriente e ocidente faz muito bem para o lar, sabia? Afinal, essa miscigenação compositiva consegue aliar com eficiência bem-estar e bom gosto — qualidades complementares para todo tipo de estilos de decoração.

No caso do marroquino, ele se destaca pelos ornamentos e detalhes em sua mobília — normalmente em madeira —, além das cores fortes e uma série de elementos para aproximar o estilo das tendências do país, como:

  • Colchas;
  • Tapetes;
  • Almofadas;
  • Mantas;
  • Lanternas como itens funcionais e decorativo.
  • Papel de parede;
  • Cortinas.

A ideia principal, neste caso, é colocar um pouco do toque étnico e aliá-lo às suas ideias, trazendo aconchego com muito estilo.

2. Estilo industrial

Tendência que se sustenta há um bom tempo como os principais estilos de decoração, as características industriais estão, inclusive, cada vez mais versáteis e capazes de complementar composições modernas e despojadas.

Afinal, as paredes de tijolos, o encanamento aparente e os espaços amplos permitem muitas ideias, e não apenas aquelas restritas às cores e elementos que tornaram o estilo industrial notório nas últimas décadas.

Sem falar que o concreto, o ferro e o tijolo — materiais muito presentes nesse estilo — são neutros e fáceis de compor com cores diversas e elementos em alta, como os caixotes de madeira, as paredes de lousa e, até mesmo, quadros coloridos e almofadas!

3. Estilo sustentável

A sustentabilidade é um discurso em alta há um tempo, e cada vez mais associado à maneira com a qual nos relacionamos com o lar.

Assim, um estilo próprio tem ganhado força, por meio de móveis DIY feitos com materiais reutilizados — como vasos de garrafas pet e de vidro ou móveis de pallets — e outras ideias que podem tomar forma a partir do uso de madeira de demolição ou de reflorestamento.

Quer algumas ideias sobre esse, que é um dos mais renováveis estilos de decoração? Lá vão algumas:

  • Sofás com madeira de demolição;
  • Mesas de centro DIY;
  • Camas feitas com pallets;
  • Caixotes utilizados como nichos, prateleiras, sapateiras e estantes;
  • Escadas transformadas em estantes ou jardineiras.

A palavra de ordem é: nada se joga fora; (quase) tudo se reaproveita. Que tal dar uma chance a esse etilo que prioriza tons neutros e o bom uso de elementos naturais (como plantas)?

4. Estilo geométrico

Do uso de papel de parede estampado às almofadas, tapetes e estofados, o estilo geométrico tem dado novas formas — literalmente — aos ambientes das casas. Em parte, porque traz mais aconchego e um ar despojado que se compõe em ângulos e contornos, destacando uma premissa moderna e aconchegante.

Para isso, aposte em objetos com apelo futurista, móveis com ângulos retos e fortes e dê destaque nas estampas das suas almofadas, colchas, cortinas e jogo de cama – até para evidenciar as cores e formas que trazem todo o estilo dessa composição geométrica.

5. O mix de estilos

Um pouco de passado, presente e futuro no mesmo ambiente pode até parecer caótico, não é? Mas quando jogamos no mesmo ambiente os estilos de decoração retrô, vintage e moderno, as possibilidades se multiplicam em arrojo e conforto!

Para isso, use móveis antigos e reformados com cores fortes estampadas em quadros e almofadas (como prega bem as composições retrô) e case a funcionalidade dos móveis modernos com os eletrodomésticos retrô, que fazem apelo em tons quentes e vistosos.

E para você? Quais dos estilos de decoração que falamos por aqui têm mais chances de figurar em seu quarto, cozinha ou sala de estar?

 

Recommended Posts